Patricia Caicedo
Cart 0
Sobre Patricia Caicedo
 

Reconhecida como "A voz da canção de camara ibero-americana" e muitas vezes descrita como sua embaixadora, a soprano espanhola-colombiana Patricia Caicedo é uma das intérpretes mais ativas do repertório vocal ibérico e latino-americano. Já se apresentou em palcos na Alemanha, Itália, Espanha, Portugal, Rússia, Holanda, Dinamarca, Estados Unidos, Canadá e América Latina. Seu repertório se concentra na música artística em espanhol, catalão, português e línguas indígenas da América Latina.

Seus CDs incluem:  Amb veu de dona: Catalan art Songs by Women composers (2016), Miraba la noche el alma: Art Songs by Latin American Women Composers (2016), De Catalunya vinc: Catalan art songs of the XX Century (2015), Aves y Ensueños: Colombian Art Songs by Jaime León (2011), Estrela é Lua nova (2011), De mi corazón latino (2010), A mi ciudad Nativa: Art Songs of Latin America V. 2 (2005), Lied: Art songs of Latin America (2001) y La Felicidad, gravado com la Banda Sinfónica Santafé de Bogotá no 1997.

Como musicóloga, é internacionalmente reconhecida como especialista no estudo da história e interpretação do repertório vocal ibérico e latino-americano, sendo frequentemente convidada para dar master classes em universidades dos Estados Unidos, América Latina e Europa. Ele publicou sete livros considerados referência em seu campo

Patricia é a fundadora do Barcelona Festival of Song®, curso de verão e ciclo de concertos dedicados ao estudo da história e interpretação do repertório vocal ibérico e latino-americano , curso de verano y ciclo de conciertos dedicado al estudio de la historia y la interpretación del repertorio vocal Ibérico y latinoamericano em espanhol, catalão e português que chega a sua décima quinta edição em 2019.

Seu interesse em explorar as possibilidades da tecnologia na educação e na promoção musical levou-a a criar a Mundo Arts Spain, Uma empresa de Internet que se desenvolveu em uma editora de música, uma gravadora e uma loja online. Em 2014 ele criou EYECatalunya, uma plataforma tecnológica para promover a criatividade nascida internacionalmente na Catalunha.

Por sua valiosa contribuição à música em 2008, ele foi incluído na prestigiada publicação Who's Who in América e, a partir de 2010, em Who's Who in American women. Em 2017 Patricia foi nomeada membro honorário da Associação Brasileira de Professores de Canto (ABCanto) e seu representante na Europa.

Foi embaixadora cultural dos governos da Catalunha, Colômbia e Espanha, atuando na Europa, nos Estados Unidos e na América Latina.

Patricia é Doutora em Musicologia (Ph.D.) pela Universidad Complutense de Madrid e doutora en medicina pela Escuela Colombiana de Medicina. Patricia Caicedo vive em Barcelona.

Descarrega el CV de Patricia.

Lee los artículos académicos de Patricia